Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Terça-feira

Data: 2019-06-18

Max: 25ºC

Min: 11ºC

Quarta-feira

Data: 2019-06-19

Max: 24ºC

Min: 14ºC

Quinta-feira

Data: 2019-06-20

Max: 23ºC

Min: 13ºC

ENVIE PARA O JORNAL METEOROLOGIA ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

POLITICA

POLÍTICA | Presidente do PS Aveiro confirma Paulo Seara como cabeça de lista

2017-03-22 10:55:58

Foto SP

POLÍTICA | Presidente do PS Aveiro confirma Paulo Seara como cabeça de lista

Pedro Nuno Santos, presidente da Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista (PS), confirmou, na passada segunda-feira, 20 de Março, que Paulo Seara (foto) vai encabeçar a candidatura do PS à presidência da Câmara Municipal de Águeda nas próximas Eleições Autárquicas.
O líder distrital dos socialistas reuniu no início desta semana, no Largo do Rato, em Lisboa, com Paulo Seara e António Gama Duarte (vice-presidente da União de Freguesias de Águeda e Borralha) e, depois, com Jorge Almeida, Edson Santos, Elsa Corga e João Clemente, na tentativa de encontrar uma solução airosa para o dossier de Águeda.
SP sabe que no decorrer das reuniões foram dados a conhecer os resultados de uma sondagem feita ao eleitorado de Águeda, que colocava Paulo Seara (candidato escolhido pela Concelhia) e Jorge Almeida (segundo mais votado pela estrutura local) em posição de vitória, no caso dos socialistas se apresentarem unidos ao eleitorado.
Face aos resultados animadores da sondagem para o PS, Pedro Nuno Santos terá sugerido que a escolha do candidato de Águeda voltasse a descer e a ser votada pela Comissão Política Concelhia, apelando a um entendimento entre as duas partes (chegou, até, a ser sugerida uma lista conjunta).
Se Paulo Seara acabou por aceitar a primeira sugestão de Pedro Nuno Santos (remeter o dossier para nova votação da estrutura local), o mesmo não sucedeu com o grupo de actuais vereadores, que não se mostrou receptivo para uma nova votação da Comissão Política Concelhia, por entender que era um cenário que, nesta fase, não fazia sentido.
Não tendo Pedro Nuno Santos ido ao encontro das pretensões de Jorge Almeida, Edson Santos, Elsa Corga e João Clemente (pretendiam sair de Lisboa com uma decisão tomada), o grupo de vereadores comunicou que não estava na disposição de esperar mais tempo, deixando cair, automaticamente, a possibilidade de uma candidatura pelo PS.
Acto continuo, Pedro Nuno Santos telefonou a Paulo Seara no final da segunda reunião, pouco antes das 20 horas (ainda se encontrava em Lisboa a jantar), comunicando-lhe que será ele a liderar a candidatura do PS à presidência da Câmara Municipal nas Eleições Municipais deste ano e dando o assunto por encerrado.
Na manhã de ontem, Paulo Seara mostrou-se “extremamente contente com a decisão dos órgãos distritais e nacionais do PS”, mas não confirmou os detalhes da reunião da véspera, com Pedro Nuno Santos, escusando-se “a abordar publicamente uma conversa particular, que decorreu de forma cordial e civilizada”.

JS, Carla Tavares e
ANAFRE com Seara
Poucos minutos depois de ser conhecida a decisão de Pedro Nuno Santos, a Juventude Socialista de Águeda utilizou a sua conta no Facebook para encorajar Paulo Seara - “Conta connosco! Vamos à luta!” -, o mesmo sucedendo com a deputada socialista de Águeda, Carla Tavares, na mesma rede social - “Vamos ao trabalho, Paulo Seara!”.
Quem também reagiu à ratificação do nome de Paulo Seara foi Pedro Cegonho, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE): “Terás todos os socialistas contigo, sobretudo todos os presidentes de Junta de Freguesia eleitos pelo PS, de todo o país, que te reconhecem o trabalho, capacidade, visão e integridade que sempre demonstraste como dirigente da ANAFRE”.

Manuel São Bento
demitiu-se da Concelhia
Manuel São Bento apresentou o pedido de demissão de vice-presidente da Comissão Política Concelhia de Águeda do PS, na manhã de ontem, dia 21 de Março, alegando não ter condições “intelectuais e profissionais para dar o apoio ao Partido, no momento complicado que atravessa”.
Por outro lado, Edson Santos, presidente da estrutura local, garantiu, também na manhã de ontem, que vai convocar uma reunião da Comissão Política Concelhia, em princípio para a próxima semana, onde a situação política interna será analisada e onde serão, por certo, tomadas outras posições.

Jorge Almeida avança
em Lista Independente
Com o nome de Paulo Seara ratificado pelo presidente da Federação Distrital de Aveiro, vai avançar uma Lista Independente liderada pelo actual vice-presidente do município, Jorge Almeida, e da qual farão parte os outros actuais três vereadores socialistas - Edson Santos, Elsa Corga e João Clemente (em princípio por esta ordem).
Jorge Almeida, contactado por SP após a decisão de Pedro Nuno Santos, na segunda-feira à noite, não confirmou (mas também não desmentiu) um cenário mais que provável (adiantado por SP na edição de 15 de Fevereiro) e que deverá ser anunciado oficial e publicamente nos próximos dias.
Cenário que parece afastado é o da candidatura de Gil Nadais à presidência da Assembleia Municipal de Águeda pela Lista Independente que está a ser VER EDIÇÃO IMPRESSA OU DIGITAL