Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Sábado

Data: 2019-03-16

Max: 21ºC

Min: 5ºC

Domingo

Data: 2019-03-17

Max: 16ºC

Min: 8ºC

Sexta-feira

Data: 2019-03-15

Max: 20ºC

Min: 6ºC

ENVIE PARA O JORNAL METEOROLOGIA ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

AMBIENTE

UNIVERSIDADE DE AVEIRO | Coleira "ensina" rebanhos a comer

2018-12-26 09:58:45

Foto Internet

UNIVERSIDADE DE AVEIRO | Coleira "ensina" rebanhos a comer

Os rebanhos de cabras e ovelhas vão deixar de comer frutos, folhas e ramos de videiras, para se concentrarem apenas na vegetação infestante, graças a uma coleira inovadora desenvolvida pela Universidade de Aveiro.
Através da emissão de sons e de estímulos electrostáticos, que segundo a instituição "não causa dor aos animais, fazendo com que estes não levantem demasiado o pescoço e deixando em paz as videiras e as árvores de fruto.
Os investigadores responsáveis pela criação da coleira (e docentes no pólo universitário em Águeda), José Pereira, Miguel Nóbrega, Pedro Gonçalves e Paulo Pedreiras defenderam que a inovação vai permitir que os produtores deixem de utilizar herbicidas para queimar as ervas infestantes, de arar os terrenos várias vezes por ano e passem a ter terrenos fertilizados de forma natural. O resultado deverá ser menos contaminação na fruta e no vinho, bem como uma poupança em combustíveis. As coleiras foram testadas nas vinhas da Escola Superior Agrária de Viseu e encontram-se em processo de industrialização, pela Globaltronic, Electronic e Telecomunicações SA.