Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Sábado

Data: 2019-03-16

Max: 21ºC

Min: 5ºC

Domingo

Data: 2019-03-17

Max: 16ºC

Min: 8ºC

Sexta-feira

Data: 2019-03-15

Max: 20ºC

Min: 6ºC

ENVIE PARA O JORNAL METEOROLOGIA ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

Editorial | Jorge Costa

EDITORIAL | Jorge Costa | Soberania do Povo, há 140 anos a escrever a história de Águeda!...

2019-01-02 16:02:10

Foto SP

EDITORIAL | Jorge Costa | Soberania do Povo, há 140 anos a escrever a história de Águeda!...

Na edição em que comemoramos 140 anos, queremos evocar, inicialmente, as 12 brilhantes personalidades que em 1879 tiveram o arrojo, a bravura e a valentia de fundar aquele que é hoje o semanário mais antigo de Portugal e o sétimo jornal mais velho do País.

Ao recordarmos os heróis de 1879, reiteramos a garantia de que o nosso caminho continuará assente num dedicado serviço à comunidade e às instituições locais, com base num jornalismo criativo e sério, que honre a memória daqueles que tiveram a ousadia de lançar e de alimentar, por muitos anos, esta publicação.

Hoje, 14 décadas depois (9065 edições), a Soberania do Povo preza-se de ser um Jornal comprometido com os valores da democracia e da liberdade, pautando a sua conduta pela isenção, pluralidade, seriedade e verdade.

Foram estas as linhas de conduta que António Almeida da Silva - accionista maioritário da Soberania do Povo - sempre nos transmitiu, na salvaguarda de uma informação transparente e de uma opinião livre, que visem, em primeira linha, o esclarecimento do nosso público, nunca beliscando quem quer que seja.

Uma fatia muito significativa dos 140 anos que hoje festejamos, muito se deve a António Almeida da Silva - um Amigo na verdadeira dimensão da palavra, que tem sido uma fonte de energia no mau bocado de caminho que, pessoalmente, estamos a atravessar -, que, em 2005, assumiu as rédeas da Soberania do Povo, quando a Imprensa local e regional já dava sinais de alguma... amargura.

Aqui há uns cinco meses, aquando do festejo dos 78 anos de António Almeida da Silva, a neta, Sara, de 31, desenhou-lhe a personalidade referindo-se a uma “alma tenaz, curiosa e sedenta de conhecimento. Personificação da força de vontade, determinação e superação das adversidades”. É esse belo exemplo que prometemos seguir e incutir na redacção da Soberania do Povo.

Temos consciência que o tempo continua a ser de dificuldades e entendemos que só com a resiliência, a resistência e o estoicismo dos protagonistas do jornalismo que se faz em Portugal, é que poderemos enfrentar os obstáculos que se nos colocam, ajudando a manter de pé (e bem viva!) a Imprensa portuguesa.

Por nós, continuaremos empenhados em fortalecer um processo noticioso inovador, interactivo e moderno, utilizando as edições impressa e digital e as plataformas associadas às tecnologias da informação.

Nesta data festiva, justifica-se, plenamente, uma palavra de agradecimento para o contributo dispensado por cronistas, colaboradores e anunciantes, de modo a que o produto que chega, todas as semanas, aos nossos leitores (primeira razão da nossa existência), possa ser do agrado de quem nos lê em Portugal, na Europa e no Mundo.

A finalizar, importa deitar um olhar para o interior do nosso Jornal. Primeiro, para agradecer o desempenho dos nossos profissionais. Depois, para lhes solicitar um maior compromisso, uma maior dedicação e um redobrado empenho, de modo a que possamos continuar a escrever - com o rigor que se exige de nós - a história de Águeda, que é, verdadeiramente, o nosso Mundo! l
JORGE COSTA