Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Terça-feira

Data: 2019-06-18

Max: 25ºC

Min: 11ºC

Quarta-feira

Data: 2019-06-19

Max: 24ºC

Min: 14ºC

Quinta-feira

Data: 2019-06-20

Max: 23ºC

Min: 13ºC

ENVIE PARA O JORNAL METEOROLOGIA ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

Águeda - Borralha

“GALA OS SOBERANOS 2018” | 140º. ANIVERSÁRIO SP | Soberania do Povo relevou méritos de duas personalidades e uma instituição

2019-01-09 10:31:59

Foto Marilyn Marques

“GALA OS SOBERANOS 2018” | 140º. ANIVERSÁRIO SP | Soberania do Povo relevou méritos de duas personalidades e uma instituição

O Centro de Artes de Águeda (CAA) esgotou, praticamente, por ocasião da Gala Os Soberanos 2018, promovida pela Soberania do Povo, que no sábado, 5 de Janeiro, relevou o mérito de Filipe Caseiro Alves, de Joana Marques Vidal e da Banda Marcial de Fermentelos.
A cerimónia, que teve o patrocínio oficial do McDonald’s, arrancou com uma homenagem a António Almeida da Silva, que em 2018 deixou a presidência do Conselho de Administração e a Direcção Editorial da Soberania do Povo, “num desempenho dedicado e exemplar”.
“Sempre fiel aos seus princípios, teve o cuidado absoluto de colocar em prática os valores da cordialidade, da frontalidade, da lealdade, da transparência e da verdade, com que, de resto, se tinha comprometido com os nossos leitores”, frisou o actual Director, Jorge Costa, para justificar a distinção.
Mais adiante, António Almeida da Silva foi também distinguido pela Associação Portuguesa de Imprensa (API), com o título de Director e Sócio Honorário Vitalício. Na mesma ocasião, o presidente da API, João Palmeiro, entregou um diploma à Soberania do Povo, que lhe confere o título de publicação centenária portuguesa.
O dirigente da API lembrou as dificuldades actuais - que se arrastam há vários anos... - dos jornais locais e regionais, congratulando-se por Soberania do Povo “resistir, de forma sublime, nestes 140 anos de vida”, período “em que tem lutado pela informação contra a manipulação”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, os 140 anos de Soberania do Povo representam “um espólio importante e inegável para o município”. O autarca mostrou-se satisfeito por um dos semanários mais antigos do mundo ser de Águeda e aproveitou para felicitar os homenageados, destacando a importância de cada um nos vários sectores em que actuam.

Mensagem Presidencial
No ecrã gigante do CAA surgiu, a determinada altura, um vídeo gravado no Palácio de Belém, com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a endereçar uma mensagem de parabéns à Soberania do Povo, e agradecendo o seu contributo “em nome de Portugal”.
“A Soberania do Povo soube sempre ser um marco de luta pela liberdade, pela democracia, pelo pluralismo, pela diferença, pela tolerância e pela abertura, mesmo em condições e circunstâncias muito difíceis. E soube resistir! E, resistindo, prestigiou Águeda e prestigiou Portugal”, sublinhou o Chefe de Estado.

“Um grande jubilo”
O primeiro Soberano da noite foi entregue por Brito Salvador, presidente da Assembleia Municipal, a Filipe Caseiro Alves, médico radiologista e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que é, seguramente, um dos mais prestigiados radiologistas da Europa.
Em 2018, foi distinguido com a Medalha de Ouro da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal, no Congresso Europeu de Radiologia, como reconhecimento dos seus esforços e contribuições para a sociedade científica.
VER EDIÇÃO SP IMPRESSA OU DIGITAL