Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Terça-feira

Data: 2019-06-18

Max: 25ºC

Min: 11ºC

Quarta-feira

Data: 2019-06-19

Max: 24ºC

Min: 14ºC

Quinta-feira

Data: 2019-06-20

Max: 23ºC

Min: 13ºC

ENVIE PARA O JORNAL METEOROLOGIA ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

Ciclismo

CICLISMO | GP Abimota sai pela 40.ª vez e homenageou Alves Barbosa

2019-06-09 09:00:35

Foto SP

CICLISMO | GP Abimota sai pela 40.ª vez e homenageou Alves Barbosa

O 40.º Grande Prémio Abimota foi apresentado, no passado dia 3 de Junho, no Centro de Artes de Águeda. O director de prova, Vital Almeida, mostrou os detalhes das quatros etapas que se realizam de 20 a 23 de Junho.

A prova arranca em Lisboa, com o contra-relógio. Na capital portuguesa, a Abimota associa-se, novamente, à Taça de Portugal de Paraciclismo. No dia seguinte, 21, as 18 equipas (15 portuguesas e três espanholas), das categorias Elite e Sub-23, vão sair de Ourém e cruzar a meta em Mortágua. Segue-se, a 22 de Junho, a etapa que liga Almeida a Vouzela e no dia 23 de Junho realiza-se a derradeira jornada, que vai ligar Anadia a Águeda, na já famosa "etapa das praias".

Alves Barbosa foi "dos melhores de sempre"
O secretário-geral da Abimota, Gil Nadais, considerou que "falar de Alves Barbosa é contar a História do ciclismo português" e que o atleta "conquistou o respeito de todos os que se cruzaram com ele".
Nadais, juntamente com o presidente da associação, João Miranda, e com um dos fundadores do GP Abimota, Júlio Saraiva, entregaram à viúva do falecido ciclista, Rosa Barbosa, e aos filhos, um ramo de flores e uma camisola amarela comemorativa dos 40 anos da prova, em jeito de homenagem (foto).
Outra forma encontrada pela Abimota para celebrar as quatro décadas de provas velocipédicas foi a realização de vídeos com 40 testemunhos diferentes dos muitos anónimos que de alguma forma contribuíram para a organizam do GP Abimota, ao longo dos tempos. Os vídeos podem ser vistos na página de Facebook e no sítio online da Abimota. No Centro de Artes de Águeda está patente até 30 de Junho, a exposição "Grande Prémio Abimota - 40 anos, 40 histórias", que reúne memórias e o espólio relacionados com a prova.