Águeda vence prémio pelo terceiro ano consecutivo
04 de junho de 2025
O Município de Águeda acaba de vencer, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques, criado pela Fundação AIP em homenagem ao antigo autarca e defensor das políticas de smart cities em Portugal.
Este ano, a organização premeia Águeda na categoria “Reabilitação Urbana, Sustentável e Inteligente”. O prémio foi recebido na tarde desta terça-feira, pelo edil de Águeda, na FIL em Lisboa, durante o Portugal Smart Cities Summit 2025.
Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal, considerou que esta distinção “reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a inovação e com um modelo de desenvolvimento urbano que respeita o ambiente, valoriza o nosso património e projeta Águeda como um exemplo a nível nacional e internacional”.
Águeda conquistou este prémio com o projeto C-RIO Centro de Interpretação do Rio, que vai ser inaugurado na próxima sexta-feira. “Este projeto é um reflexo da visão integrada e inovadora do Município, um espaço que alia educação ambiental, reabilitação do território e ligação da população ao património natural”, disse Jorge Almeida. Este equipamento, localizado junto ao Rio Águeda, “visa reforçar a ligação da comunidade ao seu património natural, promovendo a educação ambiental e a valorização dos recursos hídricos”.
De referir que o Prémio Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques distingue “projectos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana”, que contribuem “para a concretização de práticas efetivas que tornam as nossas cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis”.