Aveiro: estacionamento para o hospital no antigo estádio devido à construção de residências universitárias
A Câmara Municipal de Aveiro anunciou que vai ter início, no próximo dia 13 de janeiro (segunda-feira), a obra de construção de uma nova residência universitária, no terreno junto ao Seminário, à antiga Reitoria da Universidade de Aveiro e ao Hospital Infante D. Pedro, que vai permitir a criação de 219 quartos para estudantes daquela academia.
A intervenção vai incluir uma bolsa de estacionamento público com 68 lugares à superfície e 124 lugares em cave. Esta operação, liderada pela empresa Coordenada Decisiva, Lda., vai contar ainda com uma área comercial com 840 m2, onde está prevista a instalação de um equipamento de restauração e bebidas, com esplanada e uma zona de espaços verdes com 1.306 m2.
“É uma operação de elevada importância estratégica, muito importante para a cidade e para o Município de Aveiro. Este é um terreno que a Câmara vendeu em 2023, por 2,5 milhões de euros, com o objetivo principal de possibilitar a construção de uma residência universitária de estudantes, dando um contributo para aumentar a oferta do mercado para habitação estudantil, numa zona de localização privilegiada”, afirmou o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.
ALTERNATIVAS DE ESTACIONAMENTO
Durante o período da obra, que tem um prazo previsto de 14 meses, o estacionamento existente junto ao Seminário, à antiga Reitoria da Universidade e ao Hospital de Aveiro, é desativado, pelo menos até meados de 2026.
Em termos de estacionamento de automóveis e em alternativa ao existente no terreno onde se vai realizar a obra, a Câmara de Aveiro veio informar os utilizadores – especialmente os utentes e os profissionais do Hospital de Aveiro – das possibilidades alternativas.
Uma das possibilidades é o parque de estacionamento gratuito, também junto ao Hospital mas nos terrenos do antigo Estádio Mário Duarte e dos antigos Armazéns Gerais da Câmara. Permite o “aumento da área e do número de lugares de estacionamento em cerca de 40%” com a intervenção realizada pelo Município de Aveiro.
A autarquia indica ainda a existência de parques de estacionamento “periféricos”, localizados a uma “distância percorrida a pé de 5 a 20 minutos” e com acessibilidade próxima à rede de transportes públicos Aveirobus: Parque de Feiras e Exposições de Aveiro; Parque de Estacionamento a Nascente da Estação da CP / Terminal Rodoviário de Aveiro; Parque de Estacionamento junto ao Centro Comercial Oita; Parques de Estacionamento Concessionados no Centro da Cidade (Praça do Marquês de Pombal; Rossio; Mercado Manuel Firmino).
A utilização de transportes públicos é recomendada pela autarquia, quer as linhas da Aveirobus quer as da Busway.