Programa BPI Infância 2024 financia projeto da Bela Vista
O projeto é direcionado para bebes e crianças pequenas (0 aos 3 anos), migrantes, de minoria Roma, ou a viver situações de maior vulnerabilidade, sem resposta de creche e jardim de infância, e suas famílias. “Responde desta forma às necessidades e interesses das crianças e dos cuidadores que as acompanham: mãe, pai, avó, avô, tio, tia ou outro elemento”, referiu a instituição de Águeda.
Vão ser criados grupos de cinco a 10 crianças, que funcionarão em sessões dinamizadas por dois monitores, duas vezes por semana, de duas horas cada. As sessões decorrerão em diferentes espaços da cidade ou em freguesias que se venha a verificar a necessidade.
“Os espaços públicos serão privilegiados, tendo por objetivo mapear-se os recursos existentes para as famílias e de as incluir na vida social, cultural, desportiva do concelho”, pormenorizou Luisa Coelho.
A diretora técnica da Bela Vista adiantou ainda que “o projeto pretende garantir igualdade de oportunidades nos primeiros mil dias de vida, contribuindo para o desenvolvimento da criança, para o desenvolvimento de competências parentais e para a promoção da saúde mental das famílias”.
Luisa Coelho enfatiza que “crianças expostas a ambientes que estimulam a sua participação, que as desafiam a explorar brinquedos e materiais diversificados, desenvolvem um conjunto de competências consideradas fundamentais para um desenvolvimento adequado à faixa etária”.
A Bela Vista entusiasma à inscrição no projeto por parte das famílias que se encontram na situação pormenorizada por Luisa Coelho mas também às pessoas que poderão conhecer “alguém nestas circunstâncias” que as informem de que se podem inscrever.
Se esta é a sua situação inscreva-se. Se conhece alguém nestas circunstâncias informe para que se possa inscrever. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do número de telefone 962293747 ou por e-mail: geral@belavista.pt.
PROGRAMA BPI INFÂNCIA
O BPI e a Fundação la Caixa atribuíram 1,4 milhões de euros a 39 projetos de instituições sociais com o objetivo de quebrar o ciclo de pobreza que se transmite de pais para filhos e oferecer oportunidades de futuro aos mais jovens. O projeto Caminhar Juntos da Bela Vista decorrerá ao longo de 12 meses, em 2025, e te como objetivo contribuir para a participação de 40 crianças e suas famílias em processos de capacitação promotores do desenvovimento pessoal, emocional e social, no combate ao isolamento e exclusão e na promoção do bem-estar e qualidade de vida.