TV FREGUESIAS OPINIÃO POLITICA DESPORTO EDUCAÇÃO CULTURA ECONOMIA ENTREVISTA SAÚDE AMBIENTE SOCIEDADE REPORTAGEM LITERATURA JUSTIÇA RELIGIAO MEMÓRIA
Mais lidas Mais partilhadas

Caminhada noturna bate recorde e junta 9 mil pessoas em Oliveira do Bairro

23 de setembro de 2025
Mais de 9 mil pessoas participaram na IX Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro, naquela que foi a mais concorrida edição de sempre. A atividade, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, realizou-se no passado sábado, 20 de setembro, no âmbito da iniciativa Mix&Move, que celebra a Semana Europeia da Mobilidade.


A receita angariada com a venda dos kits de participação, entregue diretamente aos bombeiros locais, foi de cerca de 26 mil euros, segundo uma fonte da associação, que serão utilizados para financiar a aquisição de uma ambulância de socorro.
De acordo com Duarte Novo, líder da autarquia de Oliveira do Bairro, a caminhada contou com "participantes de 49 concelhos, de 12 distritos diferentes, para além de pessoas que vieram da Suiça e da França".
Sobre a contagem dos participantes, o autarca explicou que "o número foi-nos transmitido pelo Coordenador da Proteção Civil do município, baseado em cálculos utilizados universalmente, que têm em conta a área ocupada pela massa humana que se estendeu ao longo da Alameda da Cidade".
Susana Martins, Vereadora responsável pelo evento, fez questão de agradecer "a todas as instituições, entidades e associações que colaboraram com a Câmara Municipal, bem como a todos os moradores, e foram muitos, que nos cederam espaço, eletricidade e toda a logística para conseguirmos implementar as animações e as estruturas de forma a garantir a segurança e a melhor experiência possível aos participantes".
A ideia continua a ser simples: uma caminhada por ruas com a iluminação desligada, em que os participantes levam uma t-shirt, um balão luminoso e vários adereços néon, que integram o kit de participação, proporcionando uma atmosfera cromática de belo efeito. Pelo meio, três camiões com DJ e animadores para "puxarem" pelos caminhantes, fazendo das ruas da cidade uma autêntica festa.
Depois, os pormenores fazem a diferença: figuras com andas e trajes iluminados, medusas luminosas, triciclos gigantes e muitas outros elementos de animação que vão no meio do cortejo, bem ao lado das pessoas, e que oferecem uma beleza extra, complementada com as decorações colocadas ao longo de todo o percurso, com bonecos de vento e planetas e figuras gigantes insufláveis.
As animações-surpresa vão acontecendo ao longo do percurso. Nesta edição voltaram os malabaristas e cuspidores de fogo, acrobatas, dançarinas e músicos de samba, para além de fogo de artifício, lançamento de confettis e o já tradicional e sempre muito divertido banho de espuma, junto ao Quartel dos Bombeiros, um dos momentos mais aguardados pelos participantes, nomeadamente pelos mais novos.
Uma das grandes surpresas deste ano foi a passagem por um portal oculto, iluminado por luz negra (UV). Ao longo do percurso, os participantes eram, mais ou menos discretamente, borrifados com uma substância invisível e impercetível. Só ao atravessarem o portal é que o mistério se revelava: de repente, surgia um brilho fluorescente intenso nos corpos, criando um efeito simultaneamente insólito e divertido, que arrancou gargalhadas contagiantes a todos os que por lá passaram.
A caminhada terminou na Praça do Município, junto ao edifício da Câmara Municipal, onde estavam à espera, no palco da Festa da Juventude, os DJ e animadores Cromos da Noite, que deram continuidade à festa, com música para todos os gostos.
A Caminhada Solidária Noturna integrou o programa do Mix&Move Oliveira do Bairro, realizado entre 19 e 21 de setembro, que celebra anualmente a Semana Europeia da Mobilidade.
A edição deste ano incluiu mais atividades, como a Festa da Juventude, que contou com os Hybrid Theory, Cromos da Noite e vários DJ, as atividades incluídas no Dia Europeu Sem Carros, nomeadamente torneios de malha e sueca, demonstrações de modalidades desportivas e de atividades físicas de associações e ginásios do concelho, insufláveis, jogos de madeira e animação para crianças. A iniciativa contou ainda com a chegada e partida de etapas do Grande Prémio Anicolor em ciclismo e ainda, no dia de domingo, uma atividade de cicloturismo e uma corrida de carrinhos de rolamentos.
De salientar ainda as decorações feita pelas IPSS do concelho nas ruas da cidade, que foram bastante apreciadas pelos milhares de pessoas que passaram por Oliveira do Bairro ao longo dos últimos dias.

+ Lidas
+ Artigos
OPINIÃO | Carlos Abrantes | A Coreia do Norte é fixe
Quando disse aos meus amigos que ia de férias para a Coreia do Norte a reacção não se fez esperar. Para a Coreia do Norte? Tens a certeza que queres ir para a Coreia do Norte? E ficavam a olhar para mim com aquele ar compadecido de quem acha que eu tinha perdido o tino. Com tantos destinos de sol e mar, com Mediterrâneo e Caraíbas, com Brasil e Tailândia eu escolhera a Coreia do Kim Jong-Un, Mr. Rocket Man!
E foi uma óptima escolha.
Aconselho aos ambientalistas do PAN, tão na moda, e aos amantes das grandes causas politicamente correctas, uma estadia naquele paraíso ambiental. Não sofrerão com os engarrafamentos das grandes metrópoles capitalistas porque em Pyongyang, a capital, praticamente não circulam automóveis, nem camiões, nem autocarros. Emissões de carbono zero, ou quase.
Em contrapartida vê-se muita gente a pé, a caminho do trabalho ou de lado nenhum, promovendo um estilo de vida saudável, sem complicações cardiovasculares ou de diabetes. À excepção do “querido líder”, não vi gordos. Uma vitória do povo norte coreano que, desse modo, pode dispensar a existência de serviço nacional de saúde.
Também o regime alimentar muito frugal, pobre em hidratos de carbono, proteínas, gorduras e açúcares, com consumo de carnes vermelhas zero, é um exemplo para o mundo. Daí que seja seguido de perto pela comunidade científica, nomeadamente pela Universidade de Coimbra que, numa atitude pioneira e esclarecida decretou a proibição do consumo de carne de bovino nas cantinas estudantis.
Há, no entanto, um “mas” que perturbará os nossos amigos do PAN. Os Norte coreanos gostam, e consomem, carne de cão. Em ocasiões especiais, é certo, mas comem cão. Sopa de cão, cão guisado, cão frito, mil maneiras de cozinhar cão... Tal como o PAN eles também gostam de animais. Têm uma forma diferente de gostar, mas que gostam, gostam!
E gostam também dos líderes. Não os comem, porque não podem, mas têm um carinho especial pelos líderes. Erguem-lhes estátuas monumentais. Aos três – ao avô, ao pai e ao filho. Uma democracia, nas palavras de Bernardino Soares, transmissível de pais para filhos.
É tudo em grande! São enormes as estátuas, os cemitérios, os edifícios públicos, as bibliotecas, os museus, ou os estádios. E os espectáculos e as manifestações populares de apoio, ou de pesar. E as auto-estradas, ah as auto-estradas! Com três pistas em cada sentido, viajei a partir de Pyongyang para sul até ao paralelo 38 e para norte até Myohyang. Um espanto! Sem portagens nem congestionamentos, sem aselhas nem chico-espertos. Centenas de quilómetros sem um sobressalto ou um acidente. Havia, é certo, o problema do piso esburacado e das lombas, dos peões e das cabras, das bicicletas e dos controles militares, mas fora isso era maravilhoso.
Que sossego, que segurança.
Não admira que me tenha sentido muito seguro. É fácil quando cumprimos as regras, e as regras eram claras. Podíamos circular livremente dentro do hotel. Fora do perímetro do hotel, que estava estrategicamente implantado numa pequena ilha, teríamos de estar SEMPRE acompanhados pelos nossos guias locais.
A Coreia do Norte é fixe, mas nas minhas próximas férias vou para um país democrático. Para desenjoar!
- CARLOS ABRANTES

Quando a governança vira cartel - Parte V
Mostramos, antes de terminar esta rubrica, as 13 baixas de Ministros e Secretários de Estado deste governo da maioria absoluta do Partido Socialista (PS):
1 - Sara Guerreiro, Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações – Baixa em 2-5-2022.
2 - Marta Temido, Ministra da Saúde - Baixa em 30-08-2022.
3 - Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Saúde - Baixa em 30-8-2022.
4 - António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde - Baixa em 30-8-2022.
5 - Miguel Alves, Secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro - Baixa em 10-11-2022.
6 - Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo - Baixa em 29-11-2022.
7 - João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia - Baixa em 29-11-2022.
8 - Alexandra Reis, Secretária de Estado do Tesouro - Baixa em 27-12-2022.
9 - Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação - Baixa em 29-12-2022.
10 - Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação - Baixa em 29-12-2022.
11 - Hugo Santos Mendes, Secretário de Estado das Infraestruturas - Baixa em 29-12-2022.
12 - Rui Martinho, Secretário de Estado da Agricultura - Baixa em 4-1-2023.
13 - Carla Alves, Secretária de Estado da Agricultura - Baixa em 5-1-2023.
Tinha razão o Costa quando pediu a maioria absoluta.
O Marajá de São Bento nem precisa, sequer, de negociar à esquerda ou à direita para se tornar num autêntico rei-sol. O Estado sou eu!
Economia: Tortec inaugurou primeira fábrica no Parque Empresarial do Casarão
A Tortec - Tornearia e Peças Técnicas, do Grupo Ciclo-Fapril, inaugurou, na passada sexta-feira, dia 4 de Dezembro, as suas novas instalações no Parque Empresarial do Casarão e será a primeira empresa a instalar-se no novo polo industrial do município.
Carla Santos, directora financeira da Ciclo-Fapril, começou por relevar o desempenho do presidente do município, Gil Nadais, e do seu executivo, que, “em bom rigor, foram os impulsionadores por termos aqui edificado as instalações da Tortec”.
“Mais do que o projecto Tortec, há que enaltecer o esforço e a determinação do presidente da Câmara em fazer de Águeda uma cidade de indústria, de academia e de turismo”, salientou Carla Santos.
“Muito nos honra estar a viver este momento histórico de viragem na dinâmica industrial de Águeda, pois com toda a certeza o concelho vai reflectir a criação de valor que as empresas aqui instaladas vão gerar”, observou a directora financeira da Ciclo-Fapril.
Carla Santos considerou que o facto da Tortec ter sido a primeira empresa a edificar no Parque Empresarial do Casarão, resultou em “dificuldades acrescidas”, sublinhando, em particular, o desempenho do administrador Samuel Santos e do sócio Vitor Antunes, e de “todos os que nos ajudaram a realizar este projecto”.
“Aos nossos colegas de trabalho, esperamos que o transtorno da mudança (que será concretizada na segunda quinzena deste mês) seja superado pelo conforto que estas instalações vos venham a proporcionar. Sabemos que estão motivados com o nosso projecto de trabalho e contamos convosco para dar alma a este edifício”, sublinhou Carla Santos.

Dia muito especial
para Gil Nadais
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, referiu-se a “um dia, muito, muito especial”, considerando que o Parque Empresarial do Casarão foi um projecto “muito sofrido, muito laborioso e só possível graças à colaboração de muitas pessoas”, destacando o trabalho “inexcedível” do aguadense António Figueira, e o desempenho “fundamental” do vereador João Clemente.
O autarca lembrou que “foram adquiridos mais de um milhão de metros quadrados de terrenos” e anunciou que “mais empresas pretendem vir para o Parque Empresarial do Casarão”, pelo que será necessário adquirir mais terrenos.
Gil Nadais anunciou que “o LIDL irá começar a construir, em 2016”, o seu entreposto logístico, e que durante o próximo ano estarão concluídas as estruturas da Triangle´s e da Sakthi (primeiro pavilhão), para relevar um projecto que, disse, “me custou, pessoalmente, alguns comentários mais acintosos”.



Jorge Almeida está esperançado em "derrotar" a Socibeiral no Tribunal
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, mostrou-se confiante no diferendo judicial que opõe a autarquia à Socibeiral, relativo à construção de uma central de betão e betuminoso no Parque Empresarial do Casarão (PEC).

O líder do município foi confrontado, na passada segunda-feira, em sede de Assembleia Municipal, pelo líder da bancada do Partido Socialista (PS), José Marques Vidal, que pretendeu saber em que ponto se encontra o processo, que corre, há vários meses, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.
MAIS DETALHES VER EDIÇÃO SP IMPRESSA OU DIGITAL
+ Partilhadas
+ Artigos
Pai Natal gigante de Águeda é candidato a maior do mundo
Um Pai Natal com 21 metros de altura e 250 mil lâmpadas LED de baixo consumo (24 volts), instalado no Largo 1º. de Maio, é a grande atracção da época natalícia, em Águeda.
O município pretende alcançar o reconhecimento pela instalação do “Maior Pai Natal do Mundo em LED's”, assente numa estrutura em alumínio, com altura de sete andares, forrada a tapy.
Para validar e confirmar a obtenção do recorde, será necessária a deslocação a Águeda de um juiz do Guinness World Records, no sentido de verificar todas as características da infraestrutura e de deliberar acerca da atribuição do recorde.
Os custos inerentes a esta candidatura, aprovada ontem (abstenção de Paula Cardoso e voto contra de Miguel Oliveira), dia 1, na reunião do executivo, são de aproximadamente 10.000 euros.
O Pai Natal, sentado numa caixa de presente de 9 por 12 metros, pode ser visitado até ao dia 11 de Janeiro, e a sua instalação obrigou a um investimento de 49.200 euros.
No passado sábado, 28 de Novembro, o presidente do município, Gil Nadais, deu luz às estruturas espalhadas pela cidade que assinalam o Natal, num momento acompanhado por centenas de pessoas.






Samuel Vilela no Conselho Nacional de Juventude
Samuel Vilela, presidente da JSD de Águeda, foi nomeado para a direcção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), assumindo a pasta das Relações Internacionais e a representação nacional junto de instâncias europeias e internacionais.
O CNJ é a plataforma representativa das organizações de juventude a nível nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, estudantis, partidárias, ambientais, escutistas, sindicalistas e confessionais).
Samuel Vilela, de 26 anos, encontra-se a frequentar um programa de Doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e conta já com uma vasta experiência ao nível associativo e político.
Já presidiu ao Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, foi vice-presidente da Associação Académica de Coimbra e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.
James Arthur está confirmado no Agitágueda 2015
O Agitágueda deste ano vai ter lugar de 4 a 26 de Julho, estando já confirmados os concertos dos D.A.M.A. (dia 4 de Julho), Paulo Gonzo (11), Selah Sue (17), Jimmy P (24) e James Arthur (26), cuja contratação foi aprovada na reunião camarária de ontem, dia 7 de Abril. O executivo aprovou, também, a contratação dos serviços de vigilância e segurança, com ajuste directo à empresa Protek, e o regulamento de participação nos Talentos Agitágueda.