Clube debateu limpeza da escola e os comportamentos individuais com o lixo
05 de março de 2025
O tema foi escolhido pelos alunos que compõem este clube escolar, preocupados com a limpeza dos espaços - das salas de aula às áreas abertas - e com os comportamentos individuais, designadamente na deposição do lixo em recipientes, e nos recipientes apropriados.
O encontro do Clube de Debate foi dividido em três painéis: no primeiro, participaram Francisco Vitorino (diretor da escola), Rosa Irene (professora de Biologia) e Helder Berenguer (da Associação Agora, Aveiro); no segundo, que abordou como diminuir a pegada ecológica, a poluição industrial e a reciclagem e reutilização, falaram David Mónica (aluno da escola), Célia Laranjeira (Divisão do Ambiente da Câmara de Águeda), Jorge Morais (Associação Cabeço Santo) e Vitória Garbayo (bióloga da Associação Cabeço Santo); no terceiro e último painel, realizou-se um exercício colaborativo procurando soluções para resolver a limpeza na escola.
Este projeto tem o envolvimento de três turmas do 11.º ano de escolaridade. Desde 6 de dezembro tem tido várias sessões refletindo sobre o tema escolhido, com a presença de alunos e professores do Clube de Debate.
Na sessão inicial, os membros do clube identificaram os problemas que consideravam estar na escola e o da limpeza foi aquele que mais componentes identificou. Desta iniciativa, saiu a certeza de que é necessário investir mais tempo para que os atos individuais se modifiquem e, entre outras propostas, a das turmas se envolverem na limpeza das salas de aula e dos alunos de metalomecânica e de artes tornarem mais apelativos os caixotes do lixo.