Exposição na ESTGA para falar sobre desinformação
04 de junho de 2025
Após passar pela Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA) e pela Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), a exposição “The Glass Room: Misinformation Edition” está patente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) até 27 de junho.
Desenvolvida pela ONG Tactical Tech, em colaboração com a IFLA e a Save the Children Itália, esta exposição tem como objetivo sensibilizar a comunidade académica e o público em geral para os perigos da desinformação no mundo digital.
Esta exposição chega agora à ESTGA com um formato que visa promover uma atitude crítica em relação ao consumo de informação nas plataformas digitais, pode ser visitada no edifício central e junto à biblioteca. Através de uma série de cartazes educativos, animações, aplicações interativas e vídeos, os visitantes terão a oportunidade de explorar temas como a propagação de notícias falsas, as dificuldades em identificar "notícias falsas" e a crescente influência das redes sociais na nossa forma de pensar e agir.
A exposição aborda de forma acessível e envolvente questões como: o que é a desinformação e como ela se espalha nas plataformas digitais; o papel dos utilizadores na disseminação de conteúdos falsos, através dos seus cliques, gostos e partilhas; o impacto das redes sociais nas opiniões e comportamentos das pessoas e ainda a realidade das "deep fakes", vídeos manipulados tão realistas que são praticamente impossíveis de detetar.
Além disso, a exposição apresenta o "kit data detox", um guia prático e fácil de seguir, que ensina o público a tomar medidas simples para melhorar a sua vida digital e reduzir o impacto da desinformação. A experiência não se limita à visita física, pois a exposição também pode ser vivida online, permitindo um alcance ainda maior e a participação de pessoas fora do campus. Também pode ser visitada e experienciada online.
A entrada para a exposição é livre e gratuita, tanto para a comunidade académica como para o público em geral.