Parque de lazer do Passal absorve maior fatia do investimento
Deste valor global, uma parte substancial – pouco mais de 200 mil euros – refere-se aos custos com o pessoal, sendo certo que, face à dimensão geográfica do seu território, “a Junta de Freguesia necessita de ter ao seu dispor um quadro de pessoal capaz de responder às inúmeras necessidades e solicitações, designadamente com a questão da limpeza de passeios e valetas à cabeça”. O presidente da autarquia, Manuel José Campos, frisou a SP que “estes trabalhos, por opção da Junta de Freguesia, de há vários anos a esta são executados através de meios mecânicos, evitando o recurso a herbicidas”.
Para além das despesas correntes, com o funcionamento da autarquia, em 2025 a Junta de Freguesia tem previsto um valor que ronda os 200 mil euros em investimentos, com destaque para as obras do Parque de Lazer do Passal a absorverem a maior fatia – cerca de 120 mil euros –, a que acrescem depois o valores orçamentados para a realização de obras de requalificação nos edifícios sede da Junta de Freguesia, em Recardães e em Espinhel, e na requalificação de vários caminhos agrícolas da freguesia. Neste caso, “de forma a responder aos anseios da população acerca desta preocupação”.
Manuel José Campos destaca igualmente “a previsão orçamental para as medidas de apoio à natalidade e à aquisição de material escolar no início do ano letivo, na medida em que são programas nos quais esta Junta de Freguesia foi pioneira no concelho de Águeda”. Estes apoios “destinam-se a apoiar diretamente as pessoas, sabendo de antemão que, em algumas situações, este apoio é extremamente importante” - considerou o autarca.