Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Sexta-feira

Data: 2022-01-28

Max: 18ºC

Min: 7ºC

Sábado

Data: 2022-01-29

Max: 18ºC

Min: 6ºC

Domingo

Data: 2022-01-30

Max: 22ºC

Min: 12ºC

ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO
FECHAR

SAÚDE

Médicos sem formação em suporte de vida nas urgências

2020-06-03 09:10:23

FOTO SP

Médicos sem formação em suporte de vida nas urgências

Os deputados do PSD por Aveiro questionaram a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre falhas na formação de médicos escalados para as urgências do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que abarca o Hospital de Águeda.
Os deputados social-democratas, onde se inclui a aguedense Ana Miguel Santos (foto), dão eco às denúncias do Sindicato dos Médicos da Zona Centro, que tornou público que há médicos sem formação em suporte avançado de vida (SAV) a acolher doentes emergentes no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), designadamente no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.
De acordo com o PSD, a pandemia expôs a insuficiência de médicos nos Serviços de Urgência. Porém, no caso do CHBV, a insuficiência de médicos no Serviço de Medicina Interna, bem como em outros serviços, já era conhecida antes do surto de COVID-19. Como consequência, os procedimentos adoptados, no sentido de prevenir contágios em contexto hospitalar, conduziram à exaustão das equipas, escassas em recursos humanos, para garantirem dois serviços de Urgência diferenciados a funcionar em simultâneo (covid e não covid).
O PSD afirma, ainda, que perante o agravamento da situação, o conselho de administração do CHBV, que terá chegado a equacionar o encerramento de algumas valências essenciais à população, decidiu colocar médicos tarefeiros a cumprir as escalas de urgência covid.
Ora, segundo foi denunciado por aquele sindicato, a maioria desses médicos tarefeiros não tem formação em suporte avançado de vida.
“O Conselho de Administração, consciente deste défice, terá adoptado a solução no sentido de assegurar a plenitude do funcionamento do Hospital Infante D. Pedro. Porém, no entender do sindicado, da Ordem dos Médicos e da generalidade dos profissionais de saúde, a medida implementada poderá comprometer a qualidade do atendimento médico aos doentes em estado crítico”, assinalam dos deputados aveirenses.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga integras as unidades do Hospital Infante D. Pedro (Aveiro), Hospital Distrital de Águeda e Hospital Visconde de Salreu em Estarreja. A sua área de influência abrange nove concelhos do distrito de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.