Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Quinta-feira

Data: 2020-07-30

Max: 31ºC

Min: 17ºC

Sexta-feira

Data: 2020-07-31

Max: 27ºC

Min: 17ºC

Sábado

Data: 2020-08-01

Max: 27ºC

Min: 16ºC

ENVIE PARA O JORNAL METEOROLOGIA ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO | Pimento

2020-07-15 09:55:03

NUTRIÇÃO | Pimento

O pimento é um alimento que marca a sua presença de forma assídua nas mesas portuguesas, nesta altura do ano, a acompanhar as tão típicas sardinhas assadas.
Este hortícola assume várias cores ao longo do seu crescimento e maturação, vai desde o verde, amarelo, laranja, roxo até ao vermelho. Ao longo desta variação cromática, também as suas propriedades nutricionais sofrem alterações.
Vai perdendo um composto a capsaicina, que lhe confere aquela tão característica sensação picante, que na verdade não é picante, esta sensação desencadeia-se porque atinge os nossos recetores de dor, ou seja, aquilo que na verdade sentimos quando ingerimos o pimento é uma dor. Ao mesmo tempo vai aumentando a quantidade de compostos bioativos como os carotenoides, nomeadamente a zeaxantina, que possuem imensas propriedades benéficas entre as quais antioxidantes.
Contém uma apreciável quantidade de vitamina C, A e E, minerais como o potássio e, ainda, é uma fonte de fibra. Sabia que, o pimento tem mais vitamina C do que a laranja?
Por todas as suas características nutricionais pode ser benéfico para várias funções no organismo como a regulação do trânsito intestinal, a manutenção da saúde cardiovascular, ocular e bom para proteger a pele dos danos provocados pelos raios ultravioleta.
Quanto ao consumo é muito versátil pode ser consumido cru ou confecionado, como o tão típico pimento assado, pode ser estufado, incluído em saladas, sopas, entre muitas outras maneiras é só preciso ter imaginação. Neste caso, fica a sugestão de receita de uns pimentos recheados, coloque mãos à obra e bom apetite!

Pimentos Recheados:
4 pimentos vermelhos;
1 alho francês;
2 tomates;
1 cebola;
2 dentes de alho;
2 ovos por pessoa;
60g de couscous por pessoa;
Azeitonas pretas q.b.;
1 colher de sopa de azeite;
Água

Modo de Preparação:
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocam-se os pimentos previamente lavados, sem sementes e cortados às metades. Leva-se ao forno a cerca de 180ºC durante uns 15 minutos.
Num tacho adicionam-se o alho francês cortado em meias luas, os tomates aos cubos, a cebola às rodelas, os dentes de alho picados e o azeite, deixa-se saltear durante um bocado. Batem-se os ovos num recipiente à parte e adicionam-se ao tacho, deixa-se confecionar envolvendo tudo muito bem e, por fim, adicionam-se as azeitonas.
Retiram-se os pimentos do forno e recheiam-se com o preparado anterior e juntam-se também os couscous previamente cozidos em água temperada com orégãos e está pronto a consumir.