Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Sexta-feira

Data: 2022-01-28

Max: 18ºC

Min: 7ºC

Sábado

Data: 2022-01-29

Max: 18ºC

Min: 6ºC

Domingo

Data: 2022-01-30

Max: 22ºC

Min: 12ºC

ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO
FECHAR

CULTURA

Gala “Os Soberanos”: ABIMOTA e d'Orfeu foram distinguídas

2021-01-13 09:41:28

Gala “Os Soberanos”: ABIMOTA e d'Orfeu foram distinguídas

A Soberania TV transmitiu, no passado sábado, 9 de Janeiro, a Gala Digital Os Soberanos 2020, onde prestou homenagem à d’Orfeu - Associação Cultural e à ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins.

Jorge Costa, director SP, referiu-se à d’Orfeu - Associação Cultura, como “uma instituição que muito tem ajudado a promover o município de Águeda em todo o país e além fronteiras”, destacando, ao mesmo tempo, “o papel relevante que os irmãos Fernandes - Artur, Rogério, Bitocas e Luís – tiveram na sua fecundação”, com especial destaque para “o desempenho ininterrupto de Luís Fernandes, exemplo maior de criatividade e qualidade”.
“Este galardão é, também, uma homenagem ao sector Cultural do concelho de Águeda, que foi dos mais afectados pelo novo coronavírus no pretérito ano”, observou Jorge Costa.
Depois, o director SP reconheceu o “papel activo e interventivo” da ABIMOTA, que vai a caminho dos 47 anos, estendendo o reconhecimento “às 118 empresas suas associadas, cujo contributo foi decisivo para que Portugal seja o maior produtor de bicicletas da União Europeia, com um volume de exportação na casa dos 400 milhões de euros”.
Jorge Costa justificou o galardão com o facto do projecto “Portugal Bike Value ter sido distinguido, em Berlim, com o Grande Prémio de Apoio à Internacionalização das Empresas, também conhecidos pelos “Óscares” do empreendedorismo”.
“Este galardão é, também, uma homenagem ao sector Empresarial, Industrial e Comercial do concelho de Águeda, que foi dos mais afectados pelo novo coronavírus no ano que agora terminou”, disse.
Acácio Silva e João Miranda, presidentes da d’Orfeu e da ABIMOTA, respectivamente, receberam os galardões das mãos de Jorge Costa e António Almeida da Silva, tendo-se mostrado gratos com estes reconhecimentos.

“Jornal aberto a todos”
António Almeida da Silva, sócio maioritário da Soberania do Povo Editora, lembrou que o jornal “nasceu na Monarquia e ao mesmo tempo que a carta da Regeneração, atravessou turbulentas Repúblicas, resistiu ao despotismo de Salazar e teve que se adaptar a viver com os ditadores eleitos pela democracia”.
“Quando há uma década e meia assumi a direcção do jornal, prometi que ele estaria aberto a todos, mas nunca ao serviço nem subjugado a nenhum poder económico, político ou religioso”, sublinhou o anterior director, antes de manifestar “grande apreço” à actual administração, liderada por Helder Filipe Pires.

“Foco colocado em Águeda”
O actual presidente do Conselho de Administração (CA) considerou que os 142 anos do jornal são o fruto da “resiliência de muitos, ao longo de várias gerações”, e expressou um “agradecimento muito sentido para os que fazem a Soberania do Povo do presente - funcionários, colaboradores, correspondentes, cronistas...”.
“A Soberania do Povo de hoje está espalhada por várias plataformas e continua o seu esforço de actualização. Mantemos a aposta na Soberania TV, que viu crescer a sua programação em 2020 e que crescerá, ainda mais, em 2021, sempre com o foco colocado em Águeda e nos seus agentes dos vários quadrantes - político, económico, cultural, social e desportivo”, sublinhou Helder Filipe Pires.
Para o líder do CA, “os formatos podem ser novos, mas o objectivo é transversal: Informar bem, de forma séria, rigorosa e transparente”, observou, endereçando uma palavra para “os que elegem a Soberania do Povo como veículo para publicitar os seus negócios; e para todos os fiéis leitores e assinantes”. “Tudo faremos para continuar a ser dignos da preferência e da confiança que depositam em nós”, acrescentou.
A finalizar, Helder Filipe Pires deixou uma palavra aos “Soberanos” de 2020, para dizer que “é uma honra poder expressar toda a admiração que temos no vosso percurso, que, como associações que são, representa o legado de muita gente. Este é o nosso pequeno gesto de reconhecimento para todos os que fazem parte ou contribuíram, de alguma forma, para engrandecer estas organizações”.
A 6ª. Gala Os Soberanos teve o patrocínio exclusivo da Carreira Dental Clinic, uma das mais prestigiadas clínicas dentárias de Portugal, que, em 2020 cresceu para o Porto e para Viseu, e que continua fortemente apostada em fazer sorrir os portugueses.
DIOGO MORGADO