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Desporto em Geral

Automobilismo: Miguel Abrantes e Inês Veiga apresentam-se sábado em Águeda

2023-03-03 14:57:36

Automobilismo: Miguel Abrantes e Inês Veiga apresentam-se sábado em Águeda

Uma equipa inteiramente constituída por Aguedenses estará a competir no escalão máximo dos ralis em Portugal e apresenta-se esta sábado à tarde na Praça 1.º de Maio, em Águeda, a partir das 16 horas. O experiente piloto Miguel Abrantes e a jovem navegadora Inês Veiga, depois de algumas participações esporádicas, decidiram abraçar juntos o projeto desportivo para 2023. Estarão à partida de todas as provas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), à exceção do Rallye de Portugal.
A época da equipa, apoiada pela Sanindusa, começou já no final de janeiro com os imprescindíveis testes de adaptação ao novo carro e a um piso ao qual Miguel Abrantes não está tão familiarizado, a terra.
A época competitiva, propriamente dita, tem início este mês de março, com o Rali de Fafe, prova que conta para o calendário do Europeu de Ralis. Segue-se, no final deste mês, o Rali do Algarve. Para abril está reservado o Rali Terras d’Aboboreira (Amarante) com o qual se encerra a fase de terra do campeonato.
Castelo Branco, em junho, marca o início da fase de asfalto do CPR, ao qual se segue o Rali Vinho da Madeira em agosto e o Rali de Chaves em Setembro. O final do CPR será na Marinha Grande no mês de outubro, com o Rali Vidreiro.
Será assim uma época bastante preenchida para a equipa de Águeda, também apoiada pela empresa Diferencial.

UMA LOGÍSTICA QUE INCLUI OS AMIGOS

No que respeita ao carro com que vão competir, surge aqui mais uma novidade. Depois da conquista do vice-campeonato na classe RC5 em 2022, a equipa irá contar com um bem mais potente Renault Clio R3T para a fase de terra, que poderá dar origem ao Clio RC4 na fase de asfalto.
A equipa de apoio e assistência será à imagem de 2022 a CRN Competition, uma estrutura com provas dadas, e o Renault Clio contará com todos os lubrificantes Fuchs na sua mecânica, de forma suportar todos os esforços inerentes aos ralis.
Sempre que possível toda a estrutura da equipa será transportada pela Boomerang Transportes e a dupla de piloto e navegadora contará com viaturas cedidas pela VF Motor para as suas deslocações entre Águeda e o local das provas.
Nos parques de assistência, a equipa terá um espaço “lounge”, onde será servido a todos os amigos e simpatizantes um saboroso café Mambo, enquanto o equipamento cedido pela Imacustica dará música a todos.
“Será uma época preenchida e desafiadora”, referiu Miguel Abrantes, que com Inês Veiga conta mais uma vez com o apoio da Miranda Clínica, bem como a Auto Manfergil e a Imostop.

OBJETIVOS DESPORTIVOS E ECOLÓGICOS

O objetivo principal de Miguel Abrantes e Inês Veiga é a conquista do bicampeonato júnior de ralis, por parte da navegadora, depois da proeza atingida em 2021. O título fugiu-lhe em 2022 mas Inês Veiga pretende recuperá-lo em 2023.
“A concorrência em 2023 será forte, no entanto a equipa sente-se motivada para a conquista”, garantiu Miguel Abrantes. “Embora este seja o objetivo principal, a luta pelas primeiras posições no que respeita às viaturas de duas rodas motorizes (2RM) não será descurada”, acrescentou o piloto.
Associando-se à campanha de reflorestação da Sanindusa, na sequência do grande incêndio de 2017 que consumiu a mancha florestal na Tocha e parte da instalações da empresa, a equipa Miguel Abrantes e Inês Veiga, pretende plantar uma árvore por cada quilometro de especiais cronometradas disputadas, no final do campeonato. A iniciativa poderá resultar na plantação de cerca de 800 pinheiros mansos na Zona Industrial da Tocha, onde está instalada a Sanindusa 2.
Para o ecossistema daquela zona, a campanha da empresa resultou na plantação de 1026 pinheiros mansos em cinco hectares, o equivalente a cinco campos de futebol.