Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Sexta-feira

Data: 2022-01-28

Max: 18ºC

Min: 7ºC

Sábado

Data: 2022-01-29

Max: 18ºC

Min: 6ºC

Domingo

Data: 2022-01-30

Max: 22ºC

Min: 12ºC

ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO
FECHAR

Augusto Semedo

Memória: 1974, “ano do arranque para a modificação profunda de Águeda”

2024-01-24 17:13:47

Memória: 1974, “ano do arranque para a modificação profunda de Águeda”

JANEIRO de 1974. A Câmara Municipal de Águeda contraíra um empréstimo de 10 mil contos para os novos Paços do Concelho, o Quartel da GNR e o estádio municipal; abria novos horizontes à cidade com a expansão para o São Pedro, com a nova avenida Dr. Eugénio Ribeiro e com a venda de parte dos terrenos onde estava implantado o secular edifício dos Paços do Concelho à Caixa Geral de Depósitos; e eletrificava a zona serrana do concelho. Investia em estradas municipais e parcamente nas redes de água e esgotos. O orçamento municipal oficial era “aproximadamente” 44 mil contos (220 mil euros). Há 50 anos!

Soberania do Povo entrava no 96.º ano de publicação. Entre as várias questões colocadas na primeira edição do ano encontrava-se uma que seria premonitória: “Ao contrário do que acontece noutras artérias da vila, (e ainda bem, do mal o menos) antes das 8 horas já toda a avenida Dr. Oliveira Salazar se encontra mergulhada na escuridão. Estará isto certo?”.
Em Fermentelos rejubilava-se pelo aparecimento da “almejada” draga. “Como se de prenda de Natal se tratasse, apareceu (não no sapatinho, mas nas águas cristalinas da Pateira de Fermentelos)”… Todavia, “aparentemente”, a máquina “seja bastante minúscula para satisfazer a limpeza da grande quantidade de algas que presentemente abundam na lagoa”.

MAIS DETALHES VER EDIÇÃO SP IMPRESSA OU DIGITAL