Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website

INICIAR SESSÃO

REGISTAR

REPOSITÓRIO

METEOROLOGIA

Sexta-feira

Data: 2022-01-28

Max: 18ºC

Min: 7ºC

Sábado

Data: 2022-01-29

Max: 18ºC

Min: 6ºC

Domingo

Data: 2022-01-30

Max: 22ºC

Min: 12ºC

ÚLTIMAS + LIDAS + PARTILHADAS HISTÓRICO DE NEWSLETTERSASSINATURA DIGITALINICIAR SESSÃOREGISTAR HISTÓRIA E ESTATUTO EDITORIAL POLITICA DE PRIVACIDADE / TERMOS DE USO FICHA TÉCNICA RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO SOCIETÁRIO

CULTURA

‘Alvarense’ e ’12 de Abril’ selam no CAA clima de concórdia e respeito

2024-10-23 15:32:58

‘Alvarense’ e ’12 de Abril’ selam no CAA clima de concórdia e respeito

16 de outubro de 2024. O dia que assinalava o centenário da cisão de músicos da Banda Alvarense, que conduziria ao nascimento de uma nova banda filarmónica em Travassô, foi assinalado com um concerto no Centro de Artes de Águeda com os músicos das duas filarmonias a partilharem o palco e a selarem novos tempos de harmonia com um abraço entre presidentes da direção.

A qualidade artística a que nos têm habituado a Banda Alvarense e a Orquestra Filarmónica 12 de Abril esteve presente no espetáculo mas seria superada pela mensagem que emergiu do mesmo: que há espaço para estas instituições crescerem melhor num ambiente de paz de harmonia, em vez de caminharem de costas voltadas. E se cada uma delas vai procurar o melhor para si mesma, o clima de concórdia e respeito ajudará à superior afirmação de ambas.
O concerto teve enquadramento histórico. Maria Rosário Regêncio leu um texto sobre a evolução histórica de Casal d’Alvaro, da autoria do seu primo e afilhado Tiago Tavares Abrantes, e António Silva apresentou o enquadramento social e político das primeiras décadas do sex.XX em Travassô, ambos contextualizando necessariamente as duas Bandas.
O abraço entre os presidentes Nuno Amorim (Alvarense) e Hélder Filipe (12 de Abril) no ato protocolar do concerto, e a forma empática das suas intervenções - formais e, especialmente, as que foram improvisadas -, selaram o reencontro, perante o aplauso vibrante da plateia.
O concerto contou com as presenças do presidente e vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida e Edson Santos, e do presidente da Assembleia Municipal, Filipe Almeida, bem como dos autarcas de freguesia e de membros do movimento filarmónico concelhio. Realizou-se no dia preciso adotado pela Banda Alvarense para assinalar os seus aniversários (e na semana em que o fez) e no momento escolhido pela Orquestra 12 de Abril para dar início à celebração do seu centenário, que será assinalado formalmente a 12 de abril de 2025...

MAIS DETALHES VER EDIÇÃO SP IMPRESSA OU DIGITAL