Por favor vire o ecrâ na vertical para visualizar o website
Max: 18ºC
Min: 7ºC
Max: 18ºC
Min: 6ºC
Max: 22ºC
Min: 12ºC
A secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, garantiu que o o Governo tenciona avançar com o processo de classificação da ponte velha do Vouga como imóvel de interesse público, em parceria com o Município e as universidades de Coimbra e Aveiro.
Aquela governante abordava o assunto na reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública da Assembleia da República, na sequência de uma intervenção do deputado do PSD Paulo Cavaleiro, natural de São João da Madeira e eleito por Aveiro. Este parlamentar disse querer ver classificada a Ponte Velha do Vouga, levando o assunto à discussão do Orçamento do Estado para 2025, ao recordar que o financiamento para a reabilitação depende da prévia classificação, pelo que se impõem passos nesse sentido.
“A ponte corre o risco de novas derrocadas se a estrutura não for estabilizada. É urgente promover a classificação e estabilizar as estruturas existentes sobre o leito do rio”, defendeu Paulo Cavaleiro.
O deputado aveirense recordou que a construção é uma das principais obras de engenharia de pontes desde o início da nossa nacionalidade, sendo parte da Estrada Real entre Lisboa e Porto, amplamente documentada desde os anos 1230, e com reconstruções e ampliações em vários momentos da sua história. “Está abandonada há muitos anos”, lamentou Paulo Cavaleiro, ao recordar que um pilar ruiu em 2011...
MAIS DETALHES VER EDIÇÃO SP IMPRESSA OU DIGITAL