AgitÁgueda tem impacto de 8 milhões de euros
11 de junho de 2025Evento teve, em 2024, um impacto económico de cerca de 8 milhões de euros, gerados para a economia local, com um retorno de 6,55 euros por cada euro investido
A menos de um mês do início do AgitÁgueda 2025 e numa altura em que já são conhecidos alguns nomes do cartaz do evento (Daniela Mercury, ProfJam e Diogo Piçarra), a Câmara Municipal de Águeda apresentou o estudo sobre o impacto económico do evento, prometido há um ano.
Ao longo de 23 dias, com mais de 30 espetáculos e cerca de 1 500 participantes (entre grupos e artistas), Águeda foi visitada por mais de 940 mil pessoas, “vindos de todos os cantos de Portugal e de 61 países, num verdadeiro encontro de culturas, cores e emoções”. O vice-presidente da Câmara, Edson Santos, fala com “orgulho” de um festival que “ultrapassa fronteiras, coloca Águeda no mapa mundial e afirma-nos como referência nacional e internacional em cultura, inovação e sustentabilidade”.
QUATRO ÁREAS COM MAIOR IMPACTO
O impacto económico direto “foi notável e torna evidente o que todos, de uma forma mais ou menos empírica, sabíamos”. Foram cerca de 8 milhões de euros gerados para a economia local, com um retorno de 6,55 euros por cada euro investido - de acordo com o estudo agora divulgado. As áreas com maior impacto foram a restauração, as comércio, os transportes e o alojamento.
São números que “refletem um trabalho sério, estruturado e profundamente comprometido com o desenvolvimento do nosso território”, considerou Edson Santos, sublinhando a dimensão internacional do evento que as redes sociais já faziam adivinhar.
Leia o artigo completo na edição n.º 9383 de Soberania do Povo

