Portugal assume liderança na produção e aposta agora na inovação tecnológica no setor das bicicletas
18 de junho de 2025
Águeda foi o epicentro europeu de uma reflexão profunda sobre o presente e o futuro da mobilidade sustentável, ao acolher a Conferência Internacional “Setor das Duas Rodas na Europa: Presente e Futuro”. O evento, promovido pelo BIKiNNOV, em conjunto com a ABIMOTA e a CONEBI, juntou especialistas, líderes industriais e representantes institucionais de vários países, numa demonstração da vitalidade e ambição do setor.
Na sessão de abertura, Vital Almeida, presidente da ABIMOTA, sublinhou a urgência de ação num contexto internacional instável, reafirmando o papel do setor como pilar estratégico para o futuro da mobilidade na Europa. “Esta conferência é mais do que uma simples conferência — é uma plataforma de ação”, afirmou.
DE PERIFERIA INDUSTRIAL À LINHA DA FRENTE EUROPEIA
Ao longo da conferência, Portugal foi destacado como um dos principais players europeus na produção de bicicletas, com especial relevo para o ecossistema instalado em Águeda. Gil Nadais, diretor executivo do BIKiNNOV, afirmou que o objetivo passa por colocar o país na linha da frente também da inovação: “Queremos ser um motor de inovação. O BIKiNNOV existe para apoiar as empresas e oferecer respostas práticas aos desafios tecnológicos”.
Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, salientou o papel fundamental do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na transformação do setor. Já Jorge Brandão, da CCDR Centro, reforçou a importância estratégica da região: “O sucesso da Região Centro está ligado à capacidade produtiva de Águeda e ao trabalho que tem vindo a ser feito neste território”.
Leia o artigo completo na edição n.º 9384 de Soberania do Povo

