Faleceu Jorge Costa, antigo diretor do Soberania do Povo
09 de abril de 2025
Natural de Águeda, Jorge Costa integrou o quadro de pessoal do Soberania do Povo a 1 de agosto de 2007. Ao longo de mais de 16 anos, trabalhou nesta casa. Foi Subdiretor entre janeiro de 2016 e agosto de 2018, tendo depois assumido o cargo de Diretor, que exerceu de 12 de setembro de 2018 a 18 de outubro de 2023. Integrou ainda o Conselho de Administração de Soberania do Povo.
Iniciou o seu percurso na Rádio Botaréu, ainda com tenra idade, acompanhando o fenómeno da implementação das rádios locais pelo país. Passou mais tarde pela Rádio Moliceiro (Aveiro) e Rádio Soberania.
Na imprensa escrita, colaborou com vários títulos, como o Diário de Aveiro, O Jogo, Diário As Beiras, Jornal de Aveiro e a Agência de Notícias LUSA.
Para além do jornalismo, Jorge Costa teve também uma intervenção política ativa, paixão que teve origem na Escola Secundária Adolfo Portela, onde presidiu à Associação de Estudantes.
Na Câmara Municipal de Águeda foi assessor entre 1997 e 2001 e vereador entre 2002 e 2005, eleito pelo PSD, mantendo-se na edilidade nos dois mandatos de Castro Azevedo.
Jorge Costa foi vítima de uma doença oncológica, tendo sido alvo de uma primeira intervenção cirúrgica no Hospital da Universidade de Coimbra em setembro de 2017. O seu óbito foi declarado às duas da manhã desta terça-feira, dia 8 de abril, na Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) de Estarreja, localizada no Hospital Visconde de Salreu, onde estava internado desde o passado fim de semana.
O atual presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, veio esta terça-feira lamentar “profundamente a perda de Jorge Costa e expressamos a nossa solidariedade à família, aos amigos e a todos os que o conheceram”.
A Administração e Direção de Soberania do Povo, e toda a sua equipa, endereçam à família enlutada as mais sentidas condolências.