Esterilização do Hospital de Aveiro reabre requalificado
16 de janeiro de 2025
“Esta requalificação, absolutamente necessária, vai permitir trabalhar de forma mais ágil, mais organizada e, naturalmente, consolida a segurança do doente”, afirmou Áurea Simões, enfermeira-gestora do Serviço de Esterilização.
O Serviço de Esterilização do Hospital de Aveiro passou a contar com três novas máquinas de lavar e desinfetar instrumentos cirúrgicos e dois autoclaves novos.
Com este investimento, o hospital amplia a sua capacidade de resposta, reduzindo os tempos de reprocessamento e garantindo maior eficiência e segurança. Com esta atualização, fica assegurada a disponibilidade constante dos instrumentos cirúrgicos perfeitamente esterilizados, prontos para utilização em condições ideais e em conformidade com os padrões de qualidade.
Por outro lado, “a introdução do sistema de tratamento de água por osmose assegura a qualidade da água utilizada em todo o processo de esterilização, um fator essencial para garantir a total eliminação de resíduos e microrganismos, promovendo padrões elevados de segurança, aumentando a vida útil, não só dos instrumentos cirúrgicos, mas também dos equipamentos médicos e reduzindo os gastos com manutenção/reparação dos equipamentos”” explicou Bruno Rama, responsável pelo Gabinete de Engenharia Clínica da ULS RA que, acrescenta: “Já o sistema de rastreabilidade representa um avanço tecnológico significativo, permitindo monitorizar todo o ciclo de vida do instrumental cirúrgico, desde a lavagem até à esterilização, assegurando um controlo rigoroso e documentação completa de cada etapa”, assegura.
O investimento nesta requalificação rondou os 500 mil euros (499.735,50€ + IVA).

